Menu

Dia a dia com Deus

Livros devocionais, voltados para públicos específicos, ganham a cada dia mais e mais leitores.

Muita gente lança mão de um livro-guia para nortear seus momentos devocionais diários com Deus, aquele tempinho separado para louvar, orar, ler a Bíblia e meditar sobre a mensagem "do dia". Esses livros, chamados de devocionários, existem há muito tempo – em 1927, saiu a primeira edição do clássico Tudo para Ele, de Oswald Chambers (publicado no Brasil pela Editora Betânia), obra que marcou gerações e que, até hoje, é o devocionário de cabeceira de muita gente. Mas agora, em plena era tecnológica, em que as pessoas parecem não tempo nem para respirar, era de se esperar que obras desse tipo jazessem no esquecimento ou no fundo do armário. Engano. Nunca foram lançados tantos livros devocionais pelas editoras evangélicas, e até por selos específicos das publicadoras seculares. E, para atender à tamanha demanda e cativar públicos "setorizados", o mercado oferece devocionais para grupos específicos: adolescentes, jovens, adultos, casais e até crianças.
Sugestões de leitura nessa área são muitas. Há pérolas de sabedoria cotidiana que aliam qualidade editorial, conteúdo consistente e equilíbrio teológico. Um ano com C. S. Lewis (Editora Ultimato), por exemplo, contém reflexões sobre temas como a descoberta da fé, a natureza do amor e o sofrimento. Outra boa pedida é Pão Diário 2013 (RTM – Radio Trans Mundial). Trata-se da 16ª edição de um dos livros devocionais de grande sucesso no mercado, inclusive em função de seu pequeno preço – pode ser comprado em caixas, com ótimo desconto, para uso em projetos de evangelização e educação ou distribuição em igrejas. E agora tem até uma versão infantil, bem adaptada aos pequenos. Outra obra-prima da área é A Bíblia toda, o ano todo, do falecido teólogo britânico John Stott, que, usando o calendário cristão como pano de fundo, explora toda a história bíblica.
Impossível não mencionar, também, dois bons devocionários voltados para casados que chegam ao mercado. Um deles é Devocional para casais- Reflexões para uma vida a dois (Hagnos), dos experientes Jaime e Judith Kemp, e Palavra diária para casais - Devocionais, práticas encorajadoras (Palavra), de Les e Leslie Parrott. Que dizer, então, do clássico Mananciais no deserto, hoje intitulado Fontes no vale (Editora Betânia)? Outras opções, para o público em geral, são Pão diário (Publicações RBC), Pão para o caminho (Edições Loyola), de Henri Nouwen, Gotas de esperança para a alma (Z3/LPC), do brasileiro Hernandes Dias Lopes, e Graça diária (CPAD), organizado por Charles Stanley. Para a criançada, uma ótima dica é Dia a dia com Smilinguido e sua turma (Luz e Vida), um livro que serve de apoio a pais e educadores. Já as adolescentes curtirão muito Meninos não entram (Editora Mundo Cristão), de Michelle M.Adams.

voltar ao topo