Menu

Na língua deles

Nova safra de bíblias para jovens abusa da qualidade e criatividade.

Pais, mães, educadores e líderes cristãos de juventude sabem muito bem: aproximar a garotada da Palavra de Deus não e tarefa fácil. Muitos adolescentes e jovens consideram a Bíblia um livro sério e formal demais, distante da sua realidade. Outros queixam-se da falta de uma apresentação mais moderna, capaz de despertar a atenção de uma geração conectada com todo tipo de apelo visual. Para ajudar a mudar essa história, as editoras evangélicas têm investido – e muito – na produção, tradução e adaptação de versões cada vez mais criativas das Sagradas Escrituras. Esse tipo de produto direcionado não chega a ser novidade, mas a novíssima safra de bíblias para a juventude tem invadido e mercado e batido recordes de qualidade e criatividade.
Uma das mais aguardadas é a Bíblia em ação, da Geográfica Editora. Praticamente um sonho para adolescentes e fãs de quadrinhos, a obra traz mais de 200 narrativas bíblicas, em ordem cronológica, como se fosse uma autêntica HQ totalmente em cores. O projeto foi desenvolvido a partir de 2006, encomendado pela norte-americana David C. Cook. Entregue ao ilustrador brasileiro Sérgio Carrielo, desenhista com passagens pelas gigantes Marvel e DC Comics, a Bíblia em ação é um trabalho moderno, com desenhos ousados e histórias aceleradas e cheias de realismo, bem ao estilo de personagens como Homem-Aranha e Batman. Sem nenhum desrespeito ao nome de Deus, ele mostrado muitas vezes como um poderoso herói, capaz de criar tudo que existe com um simples sopro. "Se o Super-Homem pode salvar o dia com a sua força, o que dizer de Jesus, que salvou o mundo inteiro com sua morte?", diz o texto de abertura.

RADICAL
Outra boa opção é a Bíblia do garoto radical, da Mundo Cristão. Versão masculina da Bíblia da garota de fé, ela traz a Nova Versão Internacional como base, a obra concentra suas inovações na apresentação gráfica. Começando pela capa, colorida e meio psicodélica, mas repleta de referências ao universo juvenil, do skate aos emoticons, aqueles ícones que o pessoal adora usar para se comunicar pela internet. A aposta para comunicar a mensagem salvadora de Jesus são as centenas de notas. As Radicais usam gírias e termos falados no dia a dia para orientar a leitura e prometer deixar o jovem leitor "mais esperto, forte e espiritual". Ainda há perguntas, espaço para anotações ou para fazer desenhos. Mas o mais interessante é apresentado na seção Tô ligado, que traz observações legais e engraçadas sobre as histórias bíblicas e os personagens, e Nojento – isso mesmo –, com coisas esquisitas que nem os adultos sabem, mas estão no Livro Sagrado. Uma versão masculina da Bíblia da Garota de Fé, que já faz sucesso entre as meninas.
Da SBB, a Bíblia de estudo – Edição com notas para jovens usa a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e traz duas opções de capa (vermelha e azul), ambas com efeitos metalizados. O jovem leitor encontra 430 questões e desafios que relacionam a Palavra de Deus com a sua vida. E, para não deixar dúvidas nos marinheiros de primeira viagem, oferece quadros com biografias de personagens, mapas, vocabulários e reflexões. Não por acaso, a SBB escolheu "A Bíblia para o jovem" como tema do Dia da Bíblia deste ano – comemorado no segundo domingo de dezembro. E é bom a galera ficar de olho, porque as editoras planejam para breve versões high tech para celular, tablet e iPad. Afinal, a Bíblia Sagrada continua sendo a eterna Palavra de Deus para transformar vidas em todas as gerações!

voltar ao topo